Sophia Lapertosa's profile

Celebração do Ordinário



Celebração do Ordinário é uma publicação independente que nasce do registro da minha vivência viajando pela América do Sul nos últimos três anos. Esse registro foi criado em formato de diário e construído a partir de coleções de obsessões.​​​​​​​

O trabalho de criação do diário, então, não é a documentação do vivido, é uma coisa outra. Ele acontece nos atos de registar, organizar, categorizar e catalogar. O registro desses elementos cotidianos revelam atenção ao que há de mais ordinário.


​​​​​​​

As obsessões são tratadas em formatos de coleções e repetições: as camas em que dormi, os banheiros que usei, os carros que na minha frente passaram. 

Coleções das coisas mais normais possíveis. A verdade é que esse trabalho é uma coleção de coleções, onde as imagens combinadas por temas ou cronologia, contextualizam os objetos banais, catalogando lugares comuns e construindo um ritmo de um outro cotidiano. Trabalho o registro de uma intimidade que acontece em esfera pública. 


Esse trabalho foi desenvolvido de maneira teórico-prática como projeto de conclusão do curso de pós-graduação em Artes Plásticas e Contemporaneidade da Escola Guignard - UEMG. Celebração do Ordinário foi selecionado pelo Festival ZUM 2023 e adquirido para a Biblioteca do Instituto Moreira Salles.
A encadernação do fotolivro foi feita pela Frente e Verso Encadernações.
As fotografias são de Rafaela Chernicharo e Augusto Lacerda.

Celebração do Ordinário
Published:

Celebração do Ordinário

Published: